quinta-feira, 22 de março de 2012

PROGRAMAÇÃO CORDÃO DO PEIXE-BOI 2012

Arte de Elton Galdino


Dia 25 de março, domingo. Saída da escadinha da Estação das Docas.

Brilho da Aurora - Desde 2011, quando o Instituto Arraial do Pavulagem criou esse momento na programação do Cordão do Peixe-Boi, o Brilho da Aurora inaugura os trabalhos para o início do cortejo. Inspirado nas alvoradas das festividades de santos do interior do Pará, ele representa o instante para celebrar o nascer da manhã e a vida. Realizada no cais da escadinha da Estação das Docas, a apresentação é um convite para contemplar os primeiros raios do dia e repensar horários mais saudáveis para a prática cultural em espaços públicos. Simboliza a esperança, a renovação e o despertar da cidade junto com a natureza.
Horário: 5h
Ouça ou baixe as músicas aqui.

Roda Cantada  - Durante a concentração para a saída do cortejo pelas ruas de Belém, centenas de brincantes aguardam a chegada do símbolo da festa, o Peixe-Boi, um brinquedo lúdico que resgata a preocupação com a natureza e o cuidado com o planeta. Enquanto ele não surge das águas dos rios da Amazônia, para sobrevoar a multidão e denunciar o desrespeito com o meio ambiente, os participantes das oficinas de dança, percussão e técnica circense mergulham na rítmica, no imaginário amazônico e na obra de compositores tradicionais e contemporâneos da música da região.
Horário: 7h
Ouça ou baixe as músicas aqui.

Saída do cortejo: 8h
Trajeto: Arredores da Praça dos Estivadores e Ver-o-Peso

Chegada: Praça dos Estivadores
Previsão: 10h

Atividades na Praça dos Estivadores e Arredores:
Roda Ancestral: Quando o Cordão do Peixe-Boi chega à praça um grande círculo se forma. Homens, mulheres e crianças entoam cantos e executam ritmos e movimentações de danças tradicionais que evocam e reverenciam a ancestralidade do povo amazônico, construída sob a herança de matrizes africana, ribeirinha, indígena e europeia. A roda ancestral é uma forma de vivenciar as origens e raízes que foram o povo da Amazônia e garantir a transmissão desses saberes para as novas gerações.
Ouça ou baixe as músicas aqui.


Feira de Produtos Orgânicos
Venda de Açaí
Distribuição de mudas de plantas
Espaço Criança
Casa do Mel

Show da banda Arraial do Pavulagem – Previsão: 10h30


Essa é a 10 ª edição do Cordão do Peixe-Boi e tem patrocínio do Governo do Estado do Pará, Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, Prefeitura Municipal de Belém , Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) e Lei de Incentivo Municipal Tó Teixeira e Guilherme Paraense. A ação conta ainda com os parceiros: Sindifisco Nacional, Funtelpa, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, Serviço de Atendimento Médico de Emergência e Resgate (Samer), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Point do Açaí, Centro Cultural Sesc Boulevard,  Instituto Amigos da Floresta Amazônica (Asflora), Associação Brasileira de Alzheimer(Abraz), Federação das Associações de Apicultores do Estado do Pará (Fapic),  Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), Universidade Federal do Pará (Ufpa), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da Terra Firme (Concaves), Associação de Produtores  Orgânicos do Estado do Pará – Pará Orgânico, Grupo de Carimbó Sancari, EntreAtos  Cia de Artes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não permitimos comentários anônimos, nem palavras ofensivas. O blog é um espaço para debates e discussões, e não para xingamentos e distorções. Agradecemos sua colaboração por manter a qualidade e o nível do diálogo.