sábado, 24 de março de 2012

O artista por trás das ilustrações

O trabalho dele você já deve conhecer. É arte cheia de cor e alegria que estampa as camisas do Cordão do Peixe-Boi 2012 e já circulou por outros cortejos do Instituto Arraial do Pavulagem. Mas nem todo mundo sabe e se atenta para quem é Elton Galdino, o autor dos desenhos que a cada ano simbolizam o espírito dos cortejos do Arraial do Pavulagem.

Designer e ilustrador, Elton Galdino tem 26 anos. Hoje integra a equipe de criação da loja Ná Figueredo, onde faz estágio. Está na reta final do curso de Artes Visuais na Universidade Federal do Pará (UFPA). Multitarefa, ele ainda ministra oficinas de desenhos em histórias em quadrinhos. As primeiras ilustrações para o Instituto foram em 2009 e daí Elton não parou mais. “Se eu não me engano [foram] pro Cordão do Peixe-boi, mas fiz uma série que acabou sendo usada durante o ano inteiro pelo Arraial”, lembra o ilustrador.

1ª arte de Elton para o Instituto Arraial do Pavulagem

Os fragmentos visuais do Cordão e do Arraial do Pavulagem funcionam como ponto de partida para as criações de Elton. Fotos, cores, entre outros elementos. “Normalmente ele [Walter Figueiredo, produtor e pesquisador cultural do Instituto] que me chama, diz o que tem de novo, o que é importante ter nas ilustrações, etc. Então eu apresento os esboços pra ele, daí faço modificações caso haja alguma, finalizo e entrego”, explica Elton. Simples assim.

“Ilustrar pro Arraial é sempre bom, porque gosto muito das manifestações populares, principalmente pelo desafio de brincar com o colorido. Na maioria dos outros trabalhos eu tento fazer algo mais moderno, conectado com o que acontece de design e ilustração internacionalmente, já pro arraial é minha chance de voltar meus olhos pra uma visualidade e elementos mais locais”, diz.

Arte de 2012

Confira o portfólio completo de Elton Galdino: http://www.behance.net/eltongaldino


Conheças as demais artes criadas pelo o artista para o Cordão de 2012: http://www.arraialdosaber.blogspot.com.br/2012/03/moda-pavulagem.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não permitimos comentários anônimos, nem palavras ofensivas. O blog é um espaço para debates e discussões, e não para xingamentos e distorções. Agradecemos sua colaboração por manter a qualidade e o nível do diálogo.