terça-feira, 20 de março de 2012

Cultura e sustentabilidade na pauta do Cordão do Peixe-Boi



No Cordão do Peixe-Boi a cultura popular e a natureza se entrelaçam em torno de um objetivo comum: discutir como a cultura está ligada ao equilíbrio do planeta.  Ao longo dos últimos dez anos, o Instituto Arraial do Pavulagem tem tentado compreender essas relações por meio de um intenso programa de atividades que antecedem o Peixe-Boi.  São rodas cantadas, vivências musicais e ensaios que culminam no próximo dia 22 de março no seminário Cultura e Natureza. O evento, aberto ao público e com entrada franca, será realizado no Centro Cultural Sesc Boulevard, em Belém, das 18h às 21h, e reunirá  entidades e instituições paraenses em torno de um grande debate.

O cordão do peixe-boi é um brinquedo com formato diferenciado que discute a conceituação de uma cultura sustentável, harmônica, ética e estética, na perspectiva de valor solidário e de paz no planeta. É o círculo lúdico da vida, um espaço de conhecimento, onde podemos enxergar com mais clareza e temperança o que se passa em nós e no contexto sociocultural e ambiental. Por isso,  precisamos de estratégias para alcançar os objetivos, e um dos mecanismos é a realização de uma bateria de conteúdos (como no seminário) que vislumbrem o ensino e o aprendizado do público que participam das ações do Instituto, no sentido de elucidar questões socioculturais e ambientais; por temos o compromisso institucional de educar", afirma Walter Figueiredo, produtor cultural do Instituto.


Arte do Cordão do Peixe-Boi/Elton Galdino


A programação contará com painéis de instituições parceiras do Instituto, mediados pelo músico Júnior Soares. Cada entidade terá dez minutos para expor ideias e contribuições ao diálogo. Os painéis serão divididos em dois blocos, com uma pausa entre eles para perguntas e comentários e um intervalo. Entre as entidades participantes estão: a Universidade Federal do Pará, (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Federação das Associações dos Apicultores do Pará (Fapic), Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Pará (Emater).

CORDÃO DO PEIXE-BOI
Criado em 2003, Cordão do Peixe-Boi sofreu modificações no ano passado. Saiu do período carnavalesco para evitar comparações com a festa e tentar reverter distorções acumuladas com o tempo, como o consumo de bebida alcoólica. Os horários foram repensados. Começar mais cedo. Terminar mais cedo, numa forma de inserir crianças e os idosos também no evento.

Este ano, o trajeto ganhou novos caminhos – o cortejo de rua e os brincantes vão percorrer parte do Ver-o-Peso e do Comércio. O cronograma oficial do cortejo começa com o “Brilho da Aurora”, uma celebração às 5 horas da manhã de domingo, na Escadinha da Estação das Docas, regada à música acústica para celebrar o nascer do sol e esperar a chegada do brinquedo. Todas as canções já estão disponíveis no blog.



A concentração do cortejo inicia às 7 horas na Escadinha, com saída prevista às 8 horas em direção ao Ver-o-Peso e retorno para a Praça dos Estivadores, onde haverá uma Roda Ancestral com a execução de ritmos e danças de origens africana e indígena, em conexão com a nossa matriz ribeirinha. Na Praça dos Estivadores uma Feira de Produtos Orgânicos vai ser montada para esperar o público, além de outras atividades, como espaço criança, com brincadeiras e atividades lúdicas, a casa do mel, e açaí batido na hora, através de uma parceira com o Point do Açaí, cujo casarão recém-inaugurado fica ao lado do Instituto Arraial do Pavulagem.

O grupo Arraial do Pavulagem  faz o show de encerramento do cortejo, programado para as 10 horas da manhã.

PARTICIPE
Dia 22 de março: Seminário Cultura e Meio Ambiente
Local: Centro Cultural Sesc Boulevard
Horário: 18h às 21h
Endereço: Avenida Boulevard Castilhos França, 522/523. 
Bairro da Campina, em Belém.
ENTRANDA FRANCA

PROGRAMAÇÃO SEMINÁRIO CULTURA E NATUREZA
18h – Abertura – Apresentação dos trabalhos e  breve histórico sobre o instituto (Erivelton Araujo – Arraial do Pavulagem)


Seminário Peixe Boi 2012 "Cultura e Natureza"
18h – Abertura – Apresentação dos trabalhos e  breve histórico sobre o instituto (Erivelton Araujo – Arraial do Pavulagem)
  • ABRAZ (Associação Brasileira de Alzheimer e Doenças Similares)
Painel: Cultura, Natureza e Alzheimer
Graça Nascimento
  • FAPIC (Federação das Associações de Apicultores do Estado do Pará)
Painel: As abelhas e a sustentabilidade do planeta.
Gerson de Morais
  • EMATER (Empresa de Assist. Téc. e Extensão Rural)
Painel: A Extensão Rural e a Sustentabilidade dos Agroecossistemas
Raimundo Nonato da Silveira Ribeiro

  • UFRA (Universidade Federal Rural da Amazônia)
Painel: Cultura e Natureza: Animais na Vida Ribeirinha Amazônica
Dora Palha

  • UFPA
Painel: Diálogos entre Cultura e Natureza: o lugar da educação ambiental
Marilena Loureiro
Intervenções: 60 minutos

20:15h - Degustação Regional (Point do Açaí)

Informações: (91) 9311-4644

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não permitimos comentários anônimos, nem palavras ofensivas. O blog é um espaço para debates e discussões, e não para xingamentos e distorções. Agradecemos sua colaboração por manter a qualidade e o nível do diálogo.